Loading...

Briskcom - A IMPORTÂNCIA DA CONECTIVIDADE VIA SATÉLITE PARA O FUTURO DOS SETORES DE ENERGIA E MINERAÇÃO

A tecnologia vem transformando nossas vidas de maneira muito rápida. Desde os processos mais complexos até as atividades mais triviais, como acender uma luz ou fechar uma cortina, tudo pode ser feito de maneira automatizada. A conectividade que antes era restrita a dispositivos altamente tecnológicos, hoje está disponível até mesmo na sua geladeira.

Bem, mas se os ganhos de uma tecnologia cada dia mais potente podem ser sentidos em nosso dia a dia, imagine em mercados de alta complexidade, como nos setores de energia elétrica e mineração, por exemplo.

Tecnologias como IoT, prometem revolucionar estes mercados, potencializando operações, auxiliando na coleta e análise de dados, gerenciamento de equipes, redução de custos operacionais e gestão de logística. 

Certo, de um lado temos dois exemplos de setores (energia e mineração) com grande exigência de desempenho, alta competitividade e grandes oportunidades de inovação tecnológica. Do outro lado temos um conjunto de tecnologias agrupadas pela denominação Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things) comprovadamente eficazes e com fit nos mercados em questão. Então o que falta para a adoção em larga escala dessas tecnologias pelos setores em questão?

A resposta é simples. Infraestrutura de telecomunicações.

Companhias do setor energético e de mineração compartilham de uma mesma característica: possuem operações em regiões remotas. Este fator aumenta consideravelmente o grau de dificuldade da operação no que diz respeito à conectividade, principalmente em se tratando de uma operação de missão crítica.


A Inmarsat, empresa de telecomunicações via satélite que oferece serviços de telefonia móvel global, realizou um estudo sobre o futuro da IoT em setores que operam em regiões isoladas e o estudo mostrou que problemas de conectividade são apontados como o principal desafio para a entrega de soluções em IoT.

O estudo, intitulado “The Future of IoT in Enterprise” ouviu mais de 500 líderes, gestores e tomadores de decisão de empresas do ramo. E trouxe informações muito interessantes sobre a importância da implementação de novas tecnologias e conectividade nos setores citados. Listamos abaixo alguns dos principais números e insights sobre cada um desses setores, confira.


Setor de energia

O estudo mostra que o setor de energia está altamente interessado em evoluir no uso e implementação de novas tecnologias e conectividade. 22% dos respondentes do setor disseram que suas companhias já implantaram soluções em IoT, 25% disseram que planejam implantar soluções em IoT nos próximos seis meses e 88% disseram que esperam implementar soluções de IoT até 2019. (Lembrando que esse estudo foi realizado em 2017, o cenário atual certamente já apresenta uma adoção maior a novas tecnologias). 

Algumas tarefas e processos de trabalho foram citados como prioritários para as implementação das novas tecnologias IoT: 

Segurança: através de monitoramento climatológico é possível agir preventivamente e aumentar a segurança de trabalhadores de plataformas offshore;

Monitoramento e Inspeção: seja por drones ou sensores é possível monitorar e inspecionar equipamentos e instalações, excluindo a necessidade de presença humana;

Previsibilidade: sensores podem captar e apresentar dados climáticos, nos casos de usinas hidrelétricas e eólicas, e de qualidade e quantidade de óleo em plataformas de petróleo. Tudo isso garantindo maior controle e previsibilidade na geração de energia.

Porém esse entusiasmo e inclinação à adoção de novas tecnologias esbarra na falta de conectividade. Mais de 50% dos respondentes apontaram “problemas de conectividade” como o maior desafio enfrentado na implantação destas tecnologias. Um dado ainda mais alarmante, 24% disse que os problemas de conectividade são responsáveis por “matar” o projeto antes mesmo deles iniciarem. 

(Inspeção de instalações realizada através de drones – Imagem: DJI Enterprise)

 

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: Leia nosso texto sobre “10 coisas que você precisa checar ao escolher o seu fornecedor de telecomunicações que vai te conectar ao ONS “

 

Setor de mineração

O setor de mineração não difere muito do setor de energia. Existe grande expectativa na adoção de conectividade em suas atividades. 70% dos respondentes afirmaram que soluções focadas em internet of things forneceriam uma vantagem competitiva em relação à concorrência. O setor enfrenta concorrência global e sofre enormes pressões sobre as margens de lucro. Eficiência operacional é condição de sobrevivência no setor.

A automação de processos foi escolhida por 41% dos respondentes como a área de maior foco na implantação de novas tecnologias. Seguida por economia de custos e eficiência, escolhida por  44% dos respondentes.

Outras tarefas do processo de trabalho do setor foram citadas como exemplos de aplicação de conectividade:

Exploração e extração: através de drones e automação de maquinário (caminhões, escavadeiras, etc.) é possível ganhar agilidade e eficiência nos processos de exploração e extração. Além de reduzir riscos de acidentes com funcionários;

Transporte: Veículos autônomos podem oferecer maior economia de combustível, mais eficiência e economia na manutenção e transporte de material 24/7;

Processamento e produção: os dois processos ganham eficiência através de maquinário automatizado.

Porém, assim como no setor de energia, a realidade da infraestrutura de telecomunicações ainda frustra bastante estes planos. O estudo mostra que apenas 15% das mineradoras têm conectividade confiável para a implantação de projetos de IoT.

(Maquinário de mineração sendo operado por controle – Imagem: 911 Metallurgist)

 

Conectividade via satélite

Para que os setores de energia, mineração e outros, como agronegócio e construção, sigam crescendo, precisam explorar regiões cada vez mais isoladas. Para operarem em sua plenitude, a implantação de conectividade em seus processos é fundamental, como mostrou o estudo da Inmarsat.

Somente as telecomunicações via satélite podem desatar esse nó e criar um elo entre operações em regiões remotas e comunicação de alto desempenho. 

Devido a sua ampla cobertura e disponibilidade de sinal, além da grande facilidade de implantação, consegue chegar a lugares onde outros meios de telecomunicações terrestres não conseguem e assim viabiliza o desenvolvimento destes setores. 

A conexão via satélite cresce em adoção a cada dia e se coloca como um meio de comunicação cada vez mais fundamental para o desenvolvimento destes setores tão importantes para a economia brasileira e mundial. 

 

Clique aqui e leia mais
Briskcom

Há 21 anos desenvolvendo soluções de conectividade para empresas com operação em todo o Brasil

Estas são algumas das empresas que ajudamos ao longo da jornada:

Nós temos a solução para o seu desafio

Otimize a conectividade da sua operação com quem entende do assunto

Entre em contato e solucione o seu desafio de conectividade agora mesmo

Fale com um consultor

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site você aceita a utilização. Leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.