Loading...

Briskcom - O QUE É O SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA FATURAMENTO SMF DA CCEE?

Sem sombra de dúvidas, a energia elétrica é uma grande aliada da nossa sociedade. Você consegue imaginar a sua vida sem ela? Difícil até de imaginar, não é mesmo?!

A energia elétrica é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer nação. Para garantir que todos tenham acesso à energia elétrica de maneira contínua e segura, o governo brasileiro exerce importante papel de regulador deste mercado, através da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Subordinada a ANEEL está a CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, órgão responsável por controlar as atividades de compra e venda de energia elétrica no país. Para tanto, uma das principais atribuições desta câmara é a realização da medição da energia gerada e efetivamente consumida.

 

O Sistema de Medição para Faturamento – SMF

Para introduzirmos o que é o Sistema de Medição e Faturamento – SMF, imagine uma usina hidrelétrica ou uma indústria que consome grande quantidade de energia elétrica. Como monitorar quanta energia é gerada pela usina e quanta energia é consumida pela indústria?

É aí que entra o Sistema de Medição e Faturamento. Para que a CCEE consiga realizar o seu papel de controle da comercialização de energia elétrica no Brasil, ela precisa medir a energia gerada e consumida pelos seus agentes e ter acesso constantes a estes dados. É por meio do SMF que ela o faz.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: Leia nosso texto sobre “O que é o Sistema de Coleta de Dados de Energia da CCEE”

Os medidores de energia, naturalmente, fazem parte do Sistema de Medição para Faturamento. Isto é, os dispositivos que contabilizam a quantidade de energia elétrica que é transmitida. Mas além deles existem outros componentes. Assim, são partes integrantes do SMF:

  1. Medidor principal e de retaguarda;
  2. Transformadores de Instrumentos – TI;
  3. Transformadores de Potencial – TP;
  4. Transformadores de Corrente – TC;
  5. Canais de comunicação entre os agentes e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE;
  6. Sistemas de coleta de dados de medição para faturamento.

Para medir os montantes de energia, os medidores do SMF são conectados ao Sistema de Coleta de Dados de Energia – SCDE, que é o sistema da CCEE responsável pela coleta diária e pelo tratamento dos dados de medição. O sistema possibilita a realização de inspeções lógicas com acesso direto aos medidores, proporcionando maior confiabilidade dos dados medidos.

 

Onde deve ser instalado o SMF

O Módulo 12 dos Procedimentos de Rede define onde deve ser instalado o SMF. Dentre eles estão os pontos de conexão dos seguintes agentes:

  • de consumidor livre ou especial;
  • nas unidades geradoras onde existe contabilização de serviços ancilares, para medição de geração bruta das unidades geradoras;
  • entre agentes que fazem parte da CCEE;
  • de agentes que não fazem parte da CCEE, no caso de impactar a contabilização realizada por esta Câmara;
  • de usinas, excetuando-se as centrais geradoras eólicas, classificadas na modalidade de operação como Tipo I – Programação e despacho centralizados, para medição de geração bruta das unidades geradoras;

A instalação do SMF fica à cargo dos agentes, que devem observar todas as regras definidas pela CCEE. Obviamente é necessário conhecimento técnico específico. Por esta razão, existem empresas especializadas em fazer este tipo de trabalho.

 

A importância do canal de comunicação entre os agentes e a CCEE

O SMF do agente é conectado ao Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE), que realiza a coleta diária dos dados de medição (realizada das 0h às 10h), as chamadas inspeções lógicas mencionadas acima. Sendo assim, existem pouquíssimas brechas para falhas no transporte das informações, o que requer um canal de comunicação confiável e estável. Não raramente as empresas agentes estão situadas em locais remotos, fazendo com que a conexão por satélite seja a alternativa mais adequada. Este tipo de tecnologia de telecomunicações alcança qualquer ponto do território nacional e é capaz de entregar alto nível de disponibilidade e confiabilidade na transmissão dos dados.

Clique aqui e leia mais
Briskcom

Há 21 anos desenvolvendo soluções de conectividade para empresas com operação em todo o Brasil.

Estas são algumas das empresas que ajudamos ao longo da jornada:

Confiabilidade

Especialistas em operações de missão crítica

Somos especializados em desenvolver soluções de conectividade para empresas com operação em ambientes de missão crítica, onde pequenos erros podem se tornar grandes problemas e a qualidade total da prestação de serviços é um pré-requisito.

Solicite uma proposta

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site você aceita a utilização. Leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.