Loading...

Briskcom - A HISTÓRIA DOS SATÉLITES DE TELECOMUNICAÇÕES

É provável que daqui a 100 ou 200 anos a humanidade ainda lembrará, com grande destaque, de eventos como a cadela Laika descobrindo o espaço sideral, em 1957, ou o primeiro pouso na Lua, em 1969.

Para que esses eventos fossem devidamente registrados e transmitidos, foi necessária uma das maiores invenções humanas: os satélites de comunicação.

Quer saber como isso tudo começou? Então continue a leitura deste post!

Como surgiram os satélites de comunicação?

Se falamos em espaço sideral, é impossível não lembrar dos famosos satélites artificiais. E, quando se descobriu o potencial de lucro dessa tecnologia, os países mais desenvolvidos da economia global não hesitaram em investir.

Hoje há um grande mercado de produtos e serviços que utilizam satélite como televisão, telefonia, internet, dentre vários outros. Inicialmente uma ferramenta de pesquisa e exploração, hoje o satélite é uma tecnologia amplamente utilizada para fins comerciais.

A ideia de se comunicar através de um satélite apareceu pela primeira vez no conto intitulado “The Brick Moon”, do escritor americano Edward Everett Hale publicado na revista mensal The Atlantic Monthly, na década de 1870.

A história fictícia descreve o lançamento de um objeto feito de tijolos em direção à órbita da Terra. A descrição é muito parecida com a forma como um satélite opera. O aparato da história ajudava na navegação dos marinheiros, através da recepção e repasse de sinais de código Morse.

Mas o começo das discussões mais práticas acerca de um satélite ser capaz de transmitir sinais globais de comunicação aconteceu em 1945, quando um oficial de eletrônica, especializado em radares e membro da Sociedade Interplanetária Britânica, Arthur C. Clarke, escreveu um artigo na revista Wireless World.

Clarke ficou conhecido como o autor de vários livros de ficção científica – o mais conhecido deles é “2001: Uma Odisséia no Espaço”. Mas foi também quem introduziu a ideia dos satélites de comunicação ao descrever o uso de uma tecnologia tripulada na órbita espacial durante 24 horas para distribuir programas de televisão e qualquer outro tipo de comunicação.

Arthur C Clarke

Outro influenciador com imensa importância no contexto do surgimento dos satélites de comunicação foi o cientista John Pierce, dos Laboratórios Bell, departamento de pesquisa do conglomerado da AT&T, empresa pioneira da telecomunicação mundial. Foi lá que nasceram grandes inovações do ramo, como a fibra óptica, telefonia celular e os satélites de comunicação.

Em 1954, Pierce começou a estudar como colocar na prática a teoria dos satélites de comunicações. Desde então, contribuiu muito com as suas pesquisas e artigos, mostrando como as ondas de rádio transmitidas por um satélite no espaço poderiam ajudar a globalizar a comunicação.

 

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: Leia nosso texto sobre “O que é um satélite de comunicação”

 

Os primeiros satélites de comunicação

O primeiro satélite lançado para elevar a comunicação a um status global foi o Echo I. O projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Administração Espacial (NASA) em parceria com os Laboratórios Bell foi encabeçado justamente por John Pierce, que convenceu a NASA a transformar uma operação meramente de pesquisa para uma missão específica de comunicação, em agosto de 1960.

O Echo 1 foi projetado para refletir ondas de comunicação a sinais transcontinentais e intercontinentais de telefone, rádio e televisão. Em órbita, o Echo 1 foi responsável por retransmitir uma mensagem gravada do então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, a vários operadores de rádio do país.

Satélite Echo I

Satélite Echo I

Após essa fase experimental, a NASA e as empresas de telecomunicações passaram a usar os satélites de uma forma mais comercial. Em 1962, a equipe de John Pierce desenvolveu o Telstar I, que era um modelo mais moderno e o primeiro satélite a transmitir ao vivo imagens televisivas entre a Europa e a América do Norte.

Satélite Telstar I

Satélite Telstar I

Outro importante satélite da época foi o projeto Syncom, lançado pela NASA e desenvolvido pela empresa Hughes Aircraft. Foram lançados alguns modelos, mas o 3º foi responsável, por exemplo, pela transmissão da Olimpíada de Tóquio, em 1964, para os Estados Unidos. Foi o primeiro grande evento esportivo transmitido por satélite.

Satélite Syncom

Essa foi a época do “boom” dos satélites de comunicação, movimento incentivado em larga escala pelo governo dos Estados Unidos, que compôs a linha de frente dos países interessados neste tipo de tecnologia.

O investimento e o interesse eram tão grandes que o presidente John F. Kennedy assinou a Lei do Satélite das Comunicações, em 1962, conhecida como “Communications Satellite Act”. As normas deram surgimento ao consórcio Intelsat, importante organização do setor, que reunia e administrava as principais estações terrestres de telecomunicação do mundo e, também, lançava satélites.

Os satélites da Intelsat foram os responsáveis pelo sucesso comercial do segmento e as primeiras comunicações, de fato, globais. O Intelsat I (Early Bird), o Intelsat II e o ATS-1 foram usados, em 1967, para a primeira transmissão de um show, na ocasião a performance de All You Need Is Love, dos Beatles. Na época, cerca de 400 milhões de pessoas assistiram a apresentação do grupo britânico.
Dois anos depois, os satélites da Intelsat transmitiriam ao vivo o grande triunfo do homem chegando à lua, em 1969, para mais de 600 milhões de pessoas.

Satélite Intelsat I Early Bird

Satélite Intelsat I Early Bird


Situação atual dos satélites de comunicação

Na órbita terrestre existem mais de 4000 satélites registrados pela ONU, porém, a organização não contabiliza quais desses estão ativos. A maior parte deles destina-se ao setor de telecomunicação.

O Brasil, desde 1985, conta com 27 satélites lançados por conta própria ou em parceria com outros países, sendo 19 deles voltados para serviços de telecomunicação.


Linha do tempo: Os primeiros satélites

Confira a evolução dos principais satélites até o “boom” dos tipos de telecomunicação na década de 1960.

● 1957 – O primeiro satélite artificial é lançado ao espaço pelos russos. Denominado Sputnik 1, testou a primeira comunicação interespacial, transmitindo um sinal breve e simples, como um “bip-bip”.

● 1957 – No mesmo ano, os russos lançam o Sputnik 2, levando a bordo a cadela Laika, o primeiro ser vivo lançado ao espaço.

● 1958 – Na acirrada disputa durante a Guerra Fria, os Estados Unidos lançam o Explorer, primeiro satélite artificial terrestre dos norte-americanos.

● 1959 – Com um ano de criação da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos lança o primeiro satélite destinado aos serviços meteorológicos, chamado de Tiros 1.

● 1960 – Considerado o primeiro satélite de comunicações do mundo, o Echo 1 é lançado pela NASA em parceria com a AT&T.

● 1962 – A mesma equipe da AT&T lança em parceria com a NASA o Telstar I, o primeiro capaz de transmitir imagens televisivas ao vivo entre a Europa e a América do Norte.

● 1964 – O Syncom 3 é o primeiro satélite lançado em órbita geoestacionária, enviando o seu sinal para apenas um ponto do globo, criando um sistema em cadeia no qual cada região teria um satélite de cobertura num futuro próximo.

A tecnologia dos satélites de comunicação evoluiu muito com o passar dos anos, especialmente pela larga possibilidade de utilização da mesma nos mais diversos setores e, ainda, sua contribuição para diminuição de fronteiras entre os países.

Clique aqui e leia mais
Briskcom

Há 21 anos desenvolvendo soluções de conectividade para empresas com operação em todo o Brasil

Estas são algumas das empresas que ajudamos ao longo da jornada:

Nós temos a solução para o seu desafio

Otimize a conectividade da sua operação com quem entende do assunto

Entre em contato e solucione o seu desafio de conectividade agora mesmo

Fale com um consultor

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site você aceita a utilização. Leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.