Loading...

Briskcom - 3 VANTAGENS DA INTERNET VIA SATÉLITE

É indiscutível a importância da internet em nossas vidas. Desde o início de 2020, quando a COVID-19 atingiu o nosso país em cheio, essa importância ganhou ares de sobrevivência. É quase inimaginável viver sem internet neste “novo normal”, onde não importa mais a sua idade, profissão ou onde vive, a necessidade de estar online agora é absolutamente de todos: crianças precisam assistir suas aulas; idosos precisam se comunicar com seus familiares e até mesmo com profissionais de saúde; e profissionais ativos precisam se conectar com seus colegas, clientes e fornecedores. O famoso home office deixou de ser uma exclusividade de profissionais autônomos ou mais jovens e se tornou quase uma regra. E os indícios são de que esse modelo híbrido de trabalho e ensino permaneça, mesmo no pós-pandemia.  

Diante deste cenário, alguns termos ganharam espaço e dominaram os pensamentos e as conversas do dia a dia: internet, banda larga, conexão, sinal, modem, wi-fi, 4G, 5G. A necessidade de trabalho, ensino e até mesmo confraternização remota fez com que muitas pessoas e empresas repensassem seus planos e serviços de internet. E neste contexto as opções de internet por fibra óptica ou cabo são as mais lembradas, as opções mais divulgadas e mais populares dentro dos grandes centros. Mas e a internet via satélite? O que você realmente sabe sobre este modelo que sofre com muitos mitos e preconceitos?

Lenta, instável e cara, estes são alguns dos adjetivos nada amistosos atribuídos comumente a esta tecnologia, mas será isso verdade? E as vantagens desta tecnologia? Muitos destes adjetivos são baseados em desinformação ou falta de entendimento completo da solução. Por isso, preparamos uma lista destacando e explicando um pouco melhor algumas das principais vantagens e peculiaridades da internet por satélite e quando ela é a melhor ou até mesmo a única opção.

 

Abrangência

A principal vantagem da internet via satélite é a sua capacidade de oferecer sinal mesmo nos locais mais longínquos da Terra, com pouca ou mesmo nenhuma oferta de sinal de telecomunicações. 

Ao contrário da internet por fibra óptica ou cabo, que exigem grande e onerosa infraestrutura em terra para a entrega do sinal, a internet por satélite demanda estrutura em campo relativamente simples e barata. O investimento em infraestrutura terrestre de fibra óptica ou cabo não é atrativo em localidades com baixa densidade populacional, pelo simples fato de a demanda existente não ser suficiente para gerar retorno ao investimento realizado. Por isso a cobertura de muitas dessas regiões dependem de políticas públicas que criem incentivos ou obrigações de investimento em banda larga. Por outro lado, um único satélite é capaz de oferecer cobertura a uma enorme área, possibilitando, assim, a entrega de sinal em regiões remotas e pouco habitadas como é o caso, por exemplo, da região amazônica. Abaixo, compartilhamos a título de exemplo o mapa de cobertura do satélite SES-14.


(Mapas de cobertura do Satélite SES 14 – Crédito: SES Satellites)

 

O adoção do acesso a internet via satélite é indicado para pessoas e empresas situadas em locais sem cobertura de rede telecomunicações terrestre ou móvel (3G, 4G, 5G) ou com covbertura precária, que não entrega um sinal com a qualidade desejada. Neste grupo se incluem empresas que mantém operações em localidades remotas (como no caso do setor de mineração, florestal e de energia elétrica), o agronegócio ou pessoas que residentes do meio rural, hotéis e pousadas afastados das centros urbanos, bem como embarcações e aeronaves.

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: Leia nosso texto sobre “A importância de telecomunicações via satélite no Brasil”


Disponibilidade

Estabilidade e disponibilidade são coisas diferentes. As modalidades de comunicação por fibra ótica ou cabo entregam um sinal estável, porém, como a entrega do seu sinal depende de uma grande estrutura em terra, estão mais suscetíveis a quedas e ausência completa de sinal, devido a existência de um maior número de potenciais pontos de falha. Imagine quilômetros e mais quilômetros de uma rede de fibra óptica, passando em meio a centros urbanos, ora sob o solo, ora nos postes de iluminação. Esta rede está sujeita a uma diversidade de acontecimentos que podem afetar o sua continuidade tais como, rompimento por ação de roedores, queda de um poste por mal tempo ou acidente automotivo, furto de cabos, etc. Por outro lado, a internet por satélite entrega um sinal, além de estável, muito mais disponível. Existem apenas 3 pontos de falha: o terminal de comunicação do consumidor final (geralmente uma antena VSAT), a estação central ou hub e o satélite. Sem falar que a chance de acontecer algum problema no satélite e da estação hub é mínima! O sinal pode até sofrer alguma atenuação em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, porém, com o devido dimensionamento do link e correta instalação da estação VSAT, a sua disponibilidade é muito maior.

Por esta razão, a internet satelital é muito indicada para empresas que operam em missão crítica, isto é, negócios que possuem operações que necessitam de continuidade, que falhas no canal de comunicação poderiam causar grandes prejuízos. Se enquadram neste grupo empreendimentos de geração de energia elétrica, por exemplo. Nestes casos, onde qualquer falha de conexão pode representar grandes prejuízos operacionais e financeiros, é possível utilizar o satélite como rede principal ou mesmo como rede de contingência, que entra em funcionamento caso ocorra alguma falha na rede terrestre principal. Em poucas palavras, uma rede de contingência ou rede backup trata-se de uma segunda rede que entra em ação caso a rede principal fique fora do ar, permitindo assim que a operação permaneça ativa sob qualquer circunstância (saiba mais sobre esta solução da Briskcom – link)

 

Facilidade (e agilidade) de implantação

A implantação de uma antena de comunicação via satélite é relativamente simples e de baixo custo se comparada a implantação de uma rede terrestre. Consiste em, basicamente, instalar o terminal de comunicação, popularmente conhecido por antena, no local onde se deseja disponibilizar o acesso à internet.

Vale dizer ainda, que o terminal de comunicação por satélite, geralmente um terminal VSAT (Very Small Aperture Terminal) pode ser instalado de maneira fixa ou passível de deslocamento. Neste caso, conta com uma estrutura que pode ser facilmente montada e desmontada para que a antena possa ser deslocada para outro local, muito útil para operações itinerantes. O terminal transportável ou deslocável torna a implantação ainda mais prática e é ideal para negócios que requerem esta flexibilidade. Um exemplo de indústria que se beneficia desta solução é a de celulose. Durante o processo de colheita da madeira, as empresas contam com um escritório itinerante que precisa mudar de lugar à medida que a extração avança, e o terminal VSAT acompanha este escritório móvel, trazendo agilidade, produtividade e otimizando os custos.

Podemos concluir que, para além das vantagens citadas acima, a internet via satélite é uma importante ferramenta de inclusão para empresas e comunidades. Como dissemos no início do post, atualmente a necessidade de conexão é global, independente de idade, classe social ou profissão, portanto, a internet via satélite se torna mais do que apenas uma boa opção, mas em muitos casos a única ponte entre pessoas e instituições de ensino, empresas e seus profissionais ou até mesmo dispositivos que estejam operando remotamente.

Além disso, a tecnologia satelital não para de evoluir, é um campo das telecomunicações que vêm passando por muitas melhorias, e seguirá neste caminho. O investimento neste setor vem crescendo a cada ano e as perspectivas são muito animadoras, principalmente no que se refere a custo. Nos últimos 5 anos novos fornecedores chegaram no mercado nacional e novos satélites, com maior capacidade, foram lançados, tudo isso contribuindo para um aumento considerável da oferta de banda larga por satélite e para uma consequente redução nos custos de contratação. A perspectiva é de que a popularidade desta tecnologia cresça no mesmo ritmo dos investimentos e assim o custo de contratação caia ainda mais, a ponto de atingir patamares similares aos de outros meios de conexão mais difundidos no mercado. 

Clique aqui e leia mais
Briskcom

Há 21 anos desenvolvendo soluções de conectividade para empresas com operação em todo o Brasil

Estas são algumas das empresas que ajudamos ao longo da jornada:

Nós temos a solução para o seu desafio

Otimize a conectividade da sua operação com quem entende do assunto

Entre em contato e solucione o seu desafio de conectividade agora mesmo

Fale com um consultor

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site você aceita a utilização. Leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.