Loading...

Briskcom - 5 DICAS PARA REDUZIR O VALOR DA SUA CONTA DE ENERGIA

Você sabia que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias em energia do mundo? É o que indica um estudo realizado com dados da International Energy Agency (IEA) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por isso, a conta de energia é uma preocupação para muitas pessoas e empresas instaladas no país. Isso faz com que muitos busquem formas de reduzir o valor pago e a boa notícia é que existem, de fato, medidas que podem ser adotadas para a conquista desse objetivo.

5 principais dicas para diminuir a sua fatura de energia mensal

Abaixo, apresentamos cinco boas dicas para que você saiba o que fazer para gastar menos com energia elétrica:

     1. Adote práticas de eficiência energética

Eficiência energética é manter em funcionamento tudo aquilo o que você precisa, mas reduzindo o consumo e, consequentemente o valor a ele relacionado.

Qualquer equipamento ou sistema usa parte da energia e perde outra parte. Uma lâmpada, por exemplo, transforma a energia em luz e calor. Nesse processo, perde uma quantia que varia de acordo com a sua eficiência.

O que sustenta a ideia de trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas tipo LED é justamente o fato de lâmpadas LED terem maior eficiência energética. E isso faz com que seja possível manter a iluminação normal de um ambiente gastando menos.

     2. Invista em fontes alternativas

Outra interessante mudança se baseia na busca por fontes alternativas de energia. Uma boa opção é investir em painéis de energia solar fotovoltaica e começar a produzir a própria energia.

O retorno é percebido, sobretudo a médio e longo prazo. Essa tecnologia pode gerar uma redução na conta de energia que varia entre 50% e 95%. E vale considerar, ainda, que após alguns anos, a redução de gastos acaba por “pagar” o investimento feito para a instalação dos painéis fotovoltaicos.

     3. Aposte em  tecnologias de automação

É bem provável que você já conheça a ideia das luzes de presença. Essa é uma solução interessante porque, não raro, pessoas se esquecem mesmo de apagar a luz ao sair de um ambiente. Porém, a tecnologia atende bem a ambientes em que as pessoas permanecem por pouco tempo, como banheiros.

As tecnologias de automação e a internet das coisas (IoT) permite que pessoas, sistemas e dispositivos sejam conectados. E isso favorece o controle remoto de equipamentos e sistemas de um local. Assim, é possível acompanhar melhor o consumo, melhorar sua gestão e, claro, reduzir gastos.

     4. Estabeleça uma rotina de manutenção de equipamentos

Em geral, aparelhos antigos gastam mais energia. Isso acontece porque diversos equipamentos e sistemas evoluíram seguindo ideias de eficiência energética semelhantes à apresentada pelas lâmpadas de LED.

Mas isso não significa que fazer a troca de seus equipamentos por modelos novos e mais eficientes será garantia contínua de economia. É preciso saber que equipamentos que apresentam falhas de funcionamento podem ter um consumo energético mais elevado.

Ter uma rotina de manutenções preventivas, de preferência seguindo as instruções dos fabricantes, contribui para a substituição de componentes gastos ou defeituosos. Isso aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos e garante a sua eficiência.

     5. Avalie se tornar um consumidor livre

Há duas formas de comprar energia no país, por meio do tradicional mercado do ambiente de contratação regulado (ACR) e do ambiente de contratação livre (ACL).

Nesse segundo caso, o consumidor tem a oportunidade de negociar preços e contratos com fornecedores e firmar acordos que tendem a ser financeiramente mais atraentes.

Para tanto, é preciso preencher alguns requisitos para se tornar um consumidor livre como ter uma demanda energética igual ou superior a 3MW.

Agora que você já tem boas dicas de como reduzir o valor da sua conta de energia, que tal compreender melhor como funciona a tarifação de energia? Fizemos um post aqui no Blog sobre isso, acesse clicando aqui

Clique aqui e leia mais
Briskcom

Há 21 anos desenvolvendo soluções de conectividade para empresas com operação em todo o Brasil

Estas são algumas das empresas que ajudamos ao longo da jornada:

Nós temos a solução para o seu desafio

Otimize a conectividade da sua operação com quem entende do assunto

Entre em contato e solucione o seu desafio de conectividade agora mesmo

Fale com um consultor

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site você aceita a utilização. Leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.